Como estudar para o ENEM?

7.10.15

  Estamos a menos de um mês do ENEM, e você, já está estudando? Eu faço cursinho mas uma das coisa que mais escuto e que sei ser verdade é que não adianta ir apenas pro cursinho se não estudar nada em casa. O que vai fazer você passar é o seu esforço. Não sou a melhor pessoa pra fazer esse post já que não tirei uma nota muito boa ano passado mas achei interessante compartilhar o que estou fazendo esse ano.

1º Conheça a prova - Se você vai fazer a prova pela primeira vez esse ano é muito importante que a conheça para não ter surpresas desagradáveis. Você tem basicamente 3 minutos para responder cada questão e se você nunca viu alguma questão do enem elas são conhecidas por ter um texto enorme que muitas vezes é desnecessário, por isso uma dica minha é: leia primeiro o enunciado, assim você lê o enunciado já sabendo o que procurar. 

2º Faça redações - Uma parte super importante da prova é a redação, que é realizada no segundo dia. O que assusta os participantes é o fato de o tema ser surpresa então você só descobre sobre o que vai escrever ao começar a prova. Por isso é importante estar atento a todas as novidades e o que anda acontecendo no mundo para se preparar para um possível tema de redação.  
 A redação do enem também tem a peculiaridade da proposta de intervenção, ou seja, você tem que apresentar uma solução para o problema trazido. Essa é a parte mais difícil pra mim e o único jeito de melhorar isso é escrevendo muitas redações e pesquisando ;)

3º Assista vídeo aulas - Pra você que está estudando em casa é a solução, já que é a chance de ter um professor por alguns minutos e até mesmo pra quem faz cursinho sempre tem um professor que explica de um jeito que você não entende nada e o jeito é recorrer aos professores online. Fiz um post com os meus canais de vídeo aula preferidos de cada matéria, clique aqui. 

 4º Refaça as provas dos últimos anos - As questões geralmente seguem um mesmo padrão então se você refizer as provas já saberá mais ou menos o que vai cair esse ano e assim pode estudar mais focado naquilo que tem dificuldade. Os professores do cursinho sempre falam, mais importante do que saber a matéria é saber resolver questão, hahah :P

5º Treine seu tempo - Afinal, como eu disse lá em cima você tem 3 minutos para cada questão isso sem contar o tempo que você utiliza para comer, ir ao banheiro e dar aquela encarada pra parede porque já está estressada. Por isso é bem importante ao refazer as provas na sua casa tentar simular bem o enem, até o tempo de cada questão. 

 Essas são as minhas dicas e o que eu estou fazendo para estudar, o que achou? Conheci alguma dica útil que eu esqueci? Deixe um comentário que eu vou ficar muito feliz :)

Você poderá gostar de

2 comentários

  1. adorei as dicas, redação é uma coisa que eu adoro então estou sempre fazendo, principalmente sobre temas da atualidade.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, mesmo! Tô me dedicando muito a redação e tentando me manter atualizada pra saber o que escrever na hora! haha
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir