Como incluir a gratidão no seu dia a dia

7.8.17

Você tem o costume de agradecer pelas coisas boas que acontecem na sua vida? Não estou nem falando de grandes realizações mas a gratidão pode estar naquele banho quentinho que você tomou, no tempo que seu amigo dedicou a te ouvir desabafando, na comida do almoço que estava chuchu beleza. Ao longo do dia nós temos infinitos momentos para nos sentirmos gratos e incluir a gratidão no seu dia a dia é muito importante. 
 Mas agora, pode ser sincero comigo, tu não acha um pouco frustrante quando as pessoas são vagas sobre as coisas? Por exemplo, estudar é importante. Cuidar do meio ambiente é importante. Essas frases me deixam agoniadas porque eu penso 'Se é tão importante me ajuda, me ensina, por favor'. Existem muitas matérias falando o quão importante é praticar a gratidão, por isso eu vim ser bem prática e te contar algumas formas que você pode fazer isso. A menina aqui é objetiva!

Anote ao final do dia 'Coisas pelas quais sou grata hoje'

 Seleciona um caderninho especial para isso ou faz como eu, anota no diário mesmo. Você vai perceber o quanto pode ser grata em um dia. E o legal ás vezes é ler tudo que você já anotou, dá uma sensação gostosa. Para você entender como é super fácil e prático eu vou deixar aqui coisas pelas quais fui grata em alguns dias:

 Dia 1: acordei cedo, o dia estava bonito e consegui ser produtiva. 
 Dia 2: comprei uma saia incrível e por suco de laranja - que é meu suco preferido <3 
 Dia 3: brechós, passeios de família e filmes fofos. 

Não poupe elogios 

 Elogiar alguém é demonstrar gratidão de uma forma bem direta, o que é ótimo. 'Como você está linda hoje', 'A comida estava maravilhosa', 'Você desenha/canta/dança muito bem' são frases que tem o poder de transformar o dia de alguém. E o seu também já que foi comprovado que praticar a gratidão diminui a probabilidade de você tomar atitudes agressivas. 

Aproveite os pequenos momentos

 Essa é uma daquelas frases bem clichês e que está pendurada na parede de várias pessoas em forma de quadro, inclusive na minha. Porém ela é super verdadeira, uma das melhores formas de praticar a gratidão é transbordar felicidade por momentos cotidianos. Eu, por exemplo, me alegro facilmente com coisas relacionadas à natureza. O canto de um pássaro, uma flor bonita, o ar puro. Você com certeza também tem algumas pequenas alegrias diárias, é só começar a perceber que está vivendo esse momento e aproveitar.

Compartilhe o trabalho de alguém que você admira

 Existem pessoas que conseguem nos fazer muito bem através de seus trabalhos. Pode ser um cantor, um ilustrador, um ator, você com certeza admira o trabalho de alguém. E existem inúmeras maneiras de retribuir por isso. Você pode indicar para um amigo ou pode compartilhar em alguma rede social, por exemplo. Sendo blogueira isso é ainda mais fácil para mim, é por isso que aqui no blog temos um blogroll no menu lá em cima onde estão listados meus blogs preferidos e constantemente faço posts como esses: 

 - Os 14 posts que você precisa ler
 - Se apaixone pelas fotografias de Brandon Woelfel 
 - Duos musicais para amar 

Tenha uma jarra de momentos felizes

 Essa é uma técnica que muita gente utiliza e eu ainda quero colocar em prática. Basicamente, você separa uma jarra, decora ela como quiser e ela será seu potinho da felicidade. Lá, você colocará momentos especiais, como: fui ao Show da minha banda preferida com o Joãozinho, foi meu primeiro dia de aula na faculdade, Mariazinha e eu comemos no meu café preferido. O intuito dessa jarra é que quando você estiver triste, tire um papelzinho dela e relembre daquele momento incrível.

Sorria mais

 O sorriso é uma forma mais discreta de agradecer porém também muito eficiente. Sorrir mostra que você está feliz e sorrir para alguém mostra que essa pessoa pode ser o motivo da felicidade. Por isso sorria mais, ás vezes aquele estranho na rua está passando por um dia estressante e seu sorriso faz uma diferença enorme.

 Gostou das dicas? Vai colocar em prática? Deixa um comentário me contando o que você faz para praticar a gratidão e o que achou do post, eu vou ficar muito feliz :)  

Você poderá gostar de

39 comentários

  1. ADOREI essas dicas! eu me acho mt reclamona, estou precisando msm desse help pra ser mais grata

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado Lívia.
      Eu também tenho mania de reclamar de muuuitas coisas mas de vez em quando eu percebo: gente, não vai fazer diferença eu reclamar, hahaha
      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei esse post, são coisas simples, mas que muitas vezes esquecemos por causa da correria do dia a dia né... Otimo post, arrasou <3 Sorria sempre, sorria mais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, exatamente. São coisas bem pequenas mas que a gente infelizmente esquece.
      Fico feliz que tenha gostado Sthefani :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu sempre tento praticar essas coisas! Houve um ano em que tentei fazer a jarra da felicidade, mas eu acabava esquecendo de escrever várias coisas :( Estou pensando em ir anotando por dias, como você deu como exemplo no começo do post, achei bem bacana!
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendo. Eu ainda quero muito tentar, acho que deve ser demais ir vendo com o tempo tudo que foi realizado :)
      Tenta, pra mim ta funcionando super bem.
      Beijo!

      Excluir
  4. Acho a gratidão uma das coisas mais lindas que podemos ter... pra mim, é quase como ter empatia pela vida <3 ser grato por coisas pequenas nos faz pessoas tão melhores! Uma coisa que me fez ter esse pensamento foi a série Anne with an E *-*

    Seu post está maravilhoso e inspirador, a começar pela sua foto de capa :) as pessoas deveriam incluir a gratidão como essencial para o final de todos os dias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Luh, é uma coisa incrível <3
      Sério? Eu estou há tempos para começar a assistir essa série mas sempre adio. Agora que você disse isso me deu mais vontade de assistir.
      Aaaah, obrigada. Fico feliz que tenha gostado :)
      Beijo!

      Excluir
  5. as vezes a gente esquece de ver essas pequenas coisas boas da vida e foca só nas partes ruins, né? eu tenho o péssimo hábito de fazer isso, tô sempre tentando me policiar pra ver o lado bom das coisas(nem sempre é fácil). adorei o post :) no final do ano passado eu fiz o desafio '30 dias de gratidão' e foi muito bom pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente isso acontece muito :/
      Fico super feliz que tenha gostado Karine. Não conhecia esse desafio mas já me interessei muito, vou procurar.
      Beijo!

      Excluir
  6. Aiii amei amei esse post, Bê!! Ultimamente tenho focado bastante em ser mais grata e fazer todas essas coisas da listinha, e sério, é tão bom! Com a rotina a gente acaba se esquecendo dos pequenos detalhes, mas assim que isso se torna um hábito, nem precisamos mais pensar. Desde julho anoto todos os dias algo bom e não tenho a intenção de parar.

    Já fiz a jarra da felicidade mas acabei parando, porém acho um ótimo exercício também <3

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, fico super feliz que tenha gostado Mari <3
      Siim, eu tenho tentado tornar um hábito e faz uma diferença enorme. Que bacana que você esteja colocando isso em prática :)
      Beijo!

      Excluir
  7. Amei as dicas, eu já estou planejando um caderninho fofo para praticar essas coisinhas, anotar oque fiz e o que me deixa bem, vou tentar praticar tudo que mencionou, também fico muito feliz com a natureza <3 me identifiquei haha. Parabéns pelo post, super meigo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado June <3
      Eu quero comprar uns caderninhos fofos também, para ter ainda mais motivação, só estou esperando os que uso acabarem :)
      Muito obrigada, beijo!

      Excluir
  8. Interessante que agora ao ler seu post que eu percebi que eu tenho mesmo esse hábito de me sentir grata pelas pequenas coisas. Agora a pouco mesmo eu estava aqui agradecendo pelo fato de hoje estar sendo um dia ensolarado, haha. Com certeza agradecer é bom, nos torna pessoas mais humildes e menos amarguradas.
    Por algum tempo eu tive uma jarra de momentos felizes e foi bem legal.
    Seu post está um amor <3
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    PS. Indiquei um dos seus posts no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo, né? Eu também faço muito isso, hahah
      Eu quero tentar, acho que vai ser bacana :)
      Obrigada Leslie, beijo!

      Excluir
  9. Eu sou muito grata pelo dia mas nunca pensei em escrever as coisas boas que acontecem.. Ameii!
    vou começar a anotar! Ontem por exemplo: Comprei uma "brusinha" linda, passeei e almocei no shopping. Tinha um tempo que não fazia isso. hehe
    Adoreei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado :)
      Tente fazer isso, é ótimo! Aaah, ontem você teve muitos motivos para ser grata, viu? É assim que funciona <3
      Beijo!

      Excluir
  10. Belo texto! Devemos ser mais gratos pelo nosso dia a dia, nossa vida ao invés de reclamarmos. Suas dicas são muito boas, porque apesar de ser algo simples vezes parece ser tão difícil rs.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda :)
      Verdade, eu queria ser ainda mais grata mas com o tempo consigo!
      Sim, né, são bem simples mesmo as dicas. Super fáceis de colocar em prática <3
      Beijo!

      Excluir
  11. Ser grato é muito importante mesmo...eu sou e serei sempre eternamente grata a Deus por tudo que me deu até hoje...Ele é o dono de tudo e o criador de nossas vidas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!
      Também sou muito grata por Deus e por todo o seu amor <3
      Beijo!

      Excluir
  12. Eu faço a dica da jarra de lembranças e tem me ajudado muito! Qualquer evento mais importante, algum marco que nem seja tão ''ual'', mas que me deixou bem eu registro por lá. O que eu preciso começar a fazer mais é exercitar a minha escrita de gratidão diária. Às vezes acontecem várias coisas legais no meu dia, mas eu insisto em só focar nas mais ou menos ou ruins.
    Eu amei o post e salvei nos favoritos pra ler sempre que eu precisar. <3

    Um beijo!
    Janela de Sorrisos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa, eu quero muito começar a jarra <3
      É isso que eu acho importante, não marcar só os eventões mas as pequenas coisinhas também :)
      Juntas a gente consegue ir melhorando aos poucos!
      Aaah, muito obrigada Thaís <3

      Beijo!

      Excluir
  13. adorei ♥ a gente passa pela vida tão corrida, que nunca lembra de agradecer e ter gratidão sempre, né? a felicidade está sempre presente, mesmo nas pequenas coisas do dia-a-dia e a gente nem percebe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Suuh <3
      Super verdade, a felicidade é presente em tudo :)
      Beijo!

      Excluir
  14. Eu tenho muita facilidade de ficar cansada da minha rotina e sem paciência no dia a dia, mesmo quando acontecem coisas boas. Como eu amo escrever em cadernos, agendas, etc, acho que vou aderir a esse hábito. Acho que depois vai ser até bom reler tudo e lembrar de coisas que as vezes ficam esquecidas mas que foram importantes :) jarra de momentos felizes também é bem legal! Gostei muito desse post, é uma ideia simples e fácil de qualquer pessoa aplicar. Beijos!

    hannahsoaress.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que post mais lindo! Adorei o blog e também as dicas. Gostei principalmente da jarra de momentos felizes! Acho que vou aderir, kkkkkkkk.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Que post mais amorzinho e inspirador. Realmente incluir gratidão no nosso dia a dia transforma não só as coisas por fora como interiormente. Deveria ser uma regra chegar ao final do dia e fazer uma listinha com todas as coisas boas que aconteceram. Nossa visão de mundo muda completamente. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas. Algumas delas ja pratico.

    Te seguindo desde ja. Beijo!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Betânia!
    Adorei seu texto! Eu meio que sou ingrata com muita coisa nessa vida e seu texto me fez refletir sobre isso
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  19. Que post incrível. Eu sempre tento praticar a gratidão.
    Bjs, <3
    WWW.JUNTASEARRUMADAS.COM

    ResponderExcluir
  20. Ser gratos nos deixa mais feliz
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  21. Está muito legal o teu blog Bê... Parabéns... Amante de livros e filmes que sou estou pegando várias idéias aqui... Obrigada... Bjsss

    ResponderExcluir
  22. ai meu Deus, quanto amor num post só <3 acho que sao coisas tao simples mas que às vezes deixamos de lado, né? Ah a jarra de momentos felizes ainda nao tinha pensado sobre isso, mas amei a ideia!

    ResponderExcluir
  23. Vou colocar em prática esta da jarra já que não conhecia e deve me fazer muito bem. Estou apaixonada pelo seu blog, ele é um poço de coisas boas e a medida que vai "afundando" mais coisas boas vai surgindo.
    http://kombichic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Amei as dicas e já anotei na minha agenda.
    Eu tenho tentado cada dia mais ser grata pelas pequenas coisas e sorrir mais também, já que ainda sou um pouco tímida acabo transmitindo um pouquinho, mas graças a Deus estou conseguindo reverter isso.
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  25. Oi, Bê! Eu já tinha lido o teu post e achei sensacional, perdoa aqui que eu esqueci de comentar, HAHAHA.
    Isso de compartilhar o trabalho de alguém que a gente admira é demais e eu sempre tento fazer isso lá no blog. Eu comecei a fazer essa jarra, que eu usei uma caixinha mesmo, mas acabei parando ): vou ver se consigo voltar e quero começar a fazer algumas das tuas dicas. Já salvei nos favoritos! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir