O Sorriso de Monalisa | Um filme sobre mulheres e escolhas

14.8.17

  Sabe aquele momento em que você está rolando aleatoriamente pelas categorias do Netflix esperando que algum filme lhe chame atenção? Foi assim que eu conheci O Sorriso de Monalisa. Logo que li esse título, bem peculiar, já fiquei interessada. Depois de ler a sinopse soube que tinha que assisti-lo. Acabei adorando, é um filme muito bom em vários aspectos :)

 Sinopse: Katharine Watson é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

Leia também: Melhores filmes assistidos em Junho

 O filme é de 2003 mas a história se passa em 1953, ou seja, se passa em uma época em que o papel da mulher é reduzido a encontrar um bom marido. Apesar desse plano de fundo revoltante uma coisa dessa época me deixa muito feliz: o estilo vintage. O figurino do filme é incrível, com muitas saias e vestidos lindos.

 O elenco de O Sorriso de Monalisa foi o que mais me surpreendeu. Ele é majoritariamente composto por mulheres, e muitas delas são atrizes bem famosas, o que cria um elenco de peso. Alguns dos rostos que você pode conhecer são: Julia Roberts (Um Lugar Chamado Nothing Hill - Comer, Rezar, Amar), Kirsten Dunst (a Mary Jane de Homem-Aranha), Julia Stiles (10 Coisas que eu Odeio em Você ❤), Ginnifer Goodwin (a Branca de Neve de Once Upon a Time), Krysten Ritter (a Jessica Jones) e muitas outras atrizes.

 Leia também: Filme - Será Que?


 O Sorriso de Monalisa conta a história de Katherine Watson, uma professora de História da Arte formada na Califórnia, local que para a época já era de certo modo liberal, que é contratada para dar aula em uma das melhores escolas do país. Na escola, apenas para o sexo feminino, estão algumas das mulheres mais inteligentes da época, que enquanto aprendem sobre arte, física e música são ensinadas a preparar um jantar para seus maridos e a deixar seus maridos pensarem que estão sempre certos. 

 Katherine tenta ao longo de todo filme mostrar para as alunas que elas podem fazer suas próprias escolhas e mesmo que a escolha seja o casamento, isso não significa abrir mão de outros sonhos. Afinal existem garotas com grandes potenciais na escola que estão dispostas a deixar tudo de lado pelo 'homem perfeito'.

 O filme é interessante por esse contraste que existe entre professora e alunas. Apesar de as duas partes serem completamente diferentes, não existe certo ou errado e podemos perceber que tanto a Katherine quanto as garotas da escola aprenderam muito no tempo em que estiveram juntas.



 Eu recomendo muito o filme, nem que seja para tirar suas próprias conclusões. Enfim, o que achou do post? Já quer assistir o filme? Deixa um comentário com tua opinião, eu vou adorar :)

Você poderá gostar de

37 comentários

  1. Meww esse é um dos meus filmes favoritos da vida, adoro muito a atuação da Julia Roberts e como essas histórias nos fazem pensar sobre o papel da mulher no decorrer da História. Um plus é esse título MARA!

    Radioativa Fluffy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que demais, heheh Eu gosto muito da Julia Roberts também, ela faz cada filmão <3
      Beijo!

      Excluir
  2. Awnnn como eu não tinha lido isso antes? O seu blog é incrivelmente lindo e a sua escrita é maravilhosa. Logo de cara quando vi a primeira foto, me apaixonei pelo figurino ahahh e pelo fato também dela ser professora de História da Arte, cuja matéria assisto na universidade onde curso Artes Visuais ahhah esse filme veio em uma ótima hora. Eu não tenho Netflix mas com certeza irei procurá-lo para assistir.Parabéns pelo blog!!
    P.s: Ganhou mais uma seguidora.
    Luz e sucesso flor, beijos!!

    http://kombichic.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada Thais, fico muuuuito feliz de ler isso <3
      O figurino é incrível mesmo, cada roupa que nossa *o*
      Ah, que bacana. Acho que tu vai gostar do filme então. Acho que deve ter em outros sites...
      Muito obrigada, desejo o mesmo para você :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu simplesmente amo esse filme! O elenco é maravilhoso e me fez pensar sobre o quanto mudamos nosso pensamento de 1953 para cá... Elas mesmas sofriam bastante por ter que fazer o que a sociedade achava certo e elas não "podiam" ir contra... Era muito conflito e que me fez sentir ódio pelas atitudes delas muitas vezes, mas que no fim das contas era o que a sociedade pedia... É um ótimo filme para se fazer pensar...
    Bjks!

    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, né? Verdade, mudou demais. Ainda temos muito o que melhorar mas dico feliz de perceber que a mudança está acontecendo :)
      Muito verdade isso.
      Beijo!

      Excluir
  4. Oiii Bê! Minha mãe estava assistindo esse filme dias atrás, e adorou! Eu já assisti ele na escola também, minha professora de português do ensino médio levou pra assistirmos, e é um filme incrível. Acho ótimo o elenco ser formado na sua maioria por mulheres, e vemos o contraste entre aquela época e os dias de hoje.

    Muito boa tua resenha <3

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari :)
      Realmente, é um ótimo filme. É um dos poucos filmes em que tantas atrizes atuam.
      Fico feliz que tenha gostado, beijo!

      Excluir
  5. Nunca vi esse filme, mas morro de vontade! Parece muito interessante e adoro a Julia Roberts. Vou procurar no netflix! Beijo

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, eu super recomendo ;)
      a Julia Roberts é demais mesmo, adoro os filmes dela.
      Beijo!

      Excluir
  6. oi, oi.

    e em 2003 já se falava sobre o empoderamento feminino, hein? maravilhoso! <3 coloquei o filme na minha listinha pq amo filmes voltados pra essa temática, sabe? não é apenas água com açúcar, mas sim um tapão na cara de quem o assiste.

    infelizmente, há ainda muitas melhores que abrem mão de muitas coisas por conta de relacionamento. amigas minhas mesmo fazem isso, uma inclusive largou a carreira de jornalista pq casou e o marido não queria vê-la exposta na tv. parece bizarro, mas é real. :(

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      Espero que goste, quando assistir. É um filme ótimo que traz grandes reflexões :)
      Sério? Nossa, que triste ouvir isso. É um saco saber que mulheres deixam de fazer o que gostam por conta de maridos ou namorados ignorantes :/
      Obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  7. Se eu visse lá pelo nome não iria me chamar atenção, mas já que tem Julia Roberts e Julia Stiles EU COM CERTEZA VOU VER! Amei a temática e já adicionei na minha lista <3
    Skyscrapers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu vi que tinha a Julia Stiles fiquei muito feliz cara <3
      Espero que goste, quando assistir me conta o que achou :)
      Beijo!

      Excluir
  8. Oi, Betania.
    Eu amo esse livro, a primeira vez que assisti foi para um trabalho da escola. Tão bom poder ver ele ser indicado em um post.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila :)
      Que legal que escolas indicam esse tipo de filme,ele é muito bom.
      Beijo!

      Excluir
  9. Fiquei muito interessada pelo filme. Adoro conhecer novos filmes porque sempre demoro demais pra escolher algo pra ver na netflix. Vou assistir no fim de semana.
    Beijos

    http://www.crovattizei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da indicação e espero que goste do filme, caso assista :)
      Eu também sempre demoro para escolher um filme, principalmente se estou com amigos. Nossa, é uma eternidade, hahah
      Beijo!

      Excluir
  10. Eu já assisti esse filme e realmente amei as personagens e principalmente a discussão sobre as mulheres e suas escolhas. Muito boa indicação.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom, né? Achei que o final trouxe uma reflexão bem importante :)
      Fico feliz que tenha gostado, Mari.
      Beijo!

      Excluir
  11. Oie! Eu nunca tinha ouvido falar desse filmo, como não? KKK. Pra ser sincera, pelo título eu não iria me interessar por ele, mas seu post me convenceu, parece ser muito bom. Eu com certeza vou procurar para assistir ♥ O elenco é maravilhoso né? E eu adoro esse tipo de história.

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? hahahah Eba, fico feliz que consegui convencer e espero que tu goste, caso assista :)
      O elenco é realmente incrível, acho que nunca assisti um filme com elenco tão pesado ^^
      Beijo!

      Excluir
  12. Adorei, adorei demais! Já tinha visto esse título passando pelas indicações do Popcorn Time e agora com toda certeza vou assistir, parece super interessante, ainda bem que a sociedade mudou (mas ainda sofremos um pouco, né?)! ♥ Amei a indicação e o post por completo!

    blogdaumzoom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, fico muito feliz que tenha gostado Sophia :)
      Espero que goste dele, quando assistir. A sociedade mudou muito mas ainda temos o que mudar. Acho que é um processo bem gradual...
      Muito obrigada, beijo!

      Excluir
  13. Que filme incrível. Por mais que eu também AME as roupas dessa época, acho tudo muito absurdo, e todo o contexto mostra como o feminismo deveria ser! Já me interessei e gostaria muito de assistir *-* O título, como você disse, é algo que chama realmente a atenção :) vou tentar assistir ainda essa semana, antes que a Netflix invente de tirar do catálogo o.O

    ResponderExcluir
  14. Amei a dica de filme, amo todos que contam com mulheres fortes e esse ainda não vi
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amo esses Filmes com uma crítica social por trás, principalmente quando se trata de potencializar as condições femininas, que mesmo com toda a "liberdade" que temos, sofremos extremamente com uma cultura machista. Com certeza irei assistir! Primeira vez aqui no seu cantinho ^^

    https://poetizandomaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse é exatamente o tipo de filme que eu PRECISO assistir! Adoro obras que trazem reflexões sobre a sociedade atual, e não tem nada mais contemporâneo do que as discussões sobre o feminismo. Ótima dica, anotada!
    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    ResponderExcluir
  17. Essa indicação me deu uma nostalgia.
    Já assisti esse filme várias vezes por motivos de "ser o favorito da minha irmã. Mas na época que vi pela 1 vez não entendi muito a mensagem transmitida. Foi depois de grandinha que pude me apaixonar pela história <3

    ResponderExcluir
  18. Mulher já assisti e gostei bastante, amo a Julia Roberts ela é um ótima atriz
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Nossa faz tanto tempo que assisti esse filme. Desde a primeira vez achei incrível pela participação da Kirsten e da Julia Stiles. 10 coisas que odeio em você continua sendo meu filme preferido com ela mesmo gostando muito da participação dela na trilogia Bourne. A temática do filme é bem interessante, acredito que até hoje algumas mulheres ainda pensam dessa forma que o objetivo da vida é somente casar e ter filhos =/ Mas há tanto o que fazer além disso. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  20. Fiquei encantada só vendo o trailer, imagina o filme. Pretendo ver sim. Tem várias atrizes que gosto *.* amei
    Charme-se

    ResponderExcluir
  21. Título super anotado. Acho muito bacana um filme com um elenco de tanto peso aborde esses temas. Acredito que não é porque uma mulher escolhe o matrimônio que ela deve deixar de sonhar. Não é fácil, porque fica tudo em cima da gente, mas é possível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  22. Ainda não assistimos o filme, mas gostamos muito do tema. E é muito bom ver que muitas coisas mudaram. Vamos anotar a indicação!!

    beijos


    onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Como eu nunca assisti esse filme ainda?
    Dica anotada.
    Parece ser um filme maravilhoso ,preciso conferir.

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  24. Acabei de conhecer seu blog pelo blog Letras na Gaveta e sério esse post com certeza me conquistou, vou adicionar esse filme na minha lista e seu blog também! :P ^^

    ResponderExcluir